Relato da professora Margarete Batista Rodrigues do município de Laguna - SC
No dia 02 de dezembro de 2020 tivemos como palestrante Margarete Batista Rodrigues, professora dos anos iniciais da escola Comendador Rocha, no município de Laguna - SC. A professora compartilhou conosco sua experiência como supervisora do PIBID com os alunos do 4º ano em algumas edições e a diferença que causou em toda a escola. Foram trabalhados projetos envolvendo a matemática e o incentivo a leitura, tendo tanto engajamento dos pibidianos que muitas vezes eram confundidos com os profissionais da escola.
O projeto iniciava por meio da observação dos alunos, sendo realizado inúmeras estratégias, para que desenvolvessem o gosto pelo tema proposto. Foram realizados Saraus com convidados locais, projetos de interação das crianças com os idosos e outros envolvendo o artesanato e história locais como: confecção de tarrafas, fuxicos e louças de barro.
As crianças eram incentivadas a produzirem textos criando histórias de sua própria autoria. No final do projeto foi confeccionado livros com a história de cada criança e foi realizado um grande espetáculo, com o ambiente todo lúdico: havia um enorme trono ao centro, as famílias das crianças foram convidadas e cada criança teve a oportunidade de ler seu livro para os demais.
Esses relatos possibilitam percebermos que o PIBID tem realizado uma transformação não só nos futuros docentes, mas também nos alunos participantes deste projeto.
Comentários
Postar um comentário