Apresentação Grupo Escolar Terezinha Maria Spíndola Martins

No dia dezoito de novembro de 2020, a professora Juliana, do Grupo Escolar Terezinha Spíndola Martins, nos apresenta com maiores detalhes a referida escola, que fica localizada no bairro Rio Grande, na cidade de Palhoça. 

Ela inicia a apresentação nos mostrando o espaço físico da escola, que conta com 06 salas que acomodam 12 turmas e uma área externa pequena onde são realizadas as aulas de Educação Física de modo precário, interferindo inclusive no andamento das aulas nas salas de aula. É uma escola pequena, que atende apenas os Anos Iniciais do Ensino Fundamental com uma grande rotatividade de professores, mas para a professora Juliana, tem um fator de afetividade pessoal, já que ela e seus filhos estudaram na escola. Ela é regente de duas turmas de primeira série, na qual terá um grupo do PIBID atuando. São crianças muito agitadas e estão recebendo aulas online e suporte de textos. 

A escola não tem biblioteca, fazendo com que os professores mantenham um pequeno acervo em suas salas, com prateleiras ao alcance das crianças. 

A professora Juliana destaca ainda, que a escola recebe outros projetos, dentre os quais está: o Projeto Piloto de Núcleo de Alfabetização, que é atuante desde 2015 e tinha como objetivo criar uma sala multidisciplinar, mas não foi concluído; o Projeto Gestão de políticas de alfabetização do Instituto Ayrton Senna, que está ativo desde 2018, fornecendo materiais didáticos de apoio aos professores que usam principalmente para o incentivo à leitura e começou atendendo somente o 3º ano, mas agora atende também 1º e 2º anos; e o Projeto Escola Litoral-Sul que tem a questão ambiental como mote de ensino e agora o PIBID. 

A escola tem como método pedagógico o interacionismo e isso está bem especificado no Projeto Político Pedagógico (PPP), no qual encontramos a palavra COLETIVO em vários parágrafos de seu texto. Para exemplificar, eles trabalham datas comemorativas em seu calendário, sempre envolvendo a família e a comunidade como um todo, promovem encontros bem divertidos e cheios de trocas dentro da escola, como mostra nas fotos do Dia das Crianças, Dia da Família, Festa Junina, Mostra Cultural e Natal.

A professora encerra pedindo que estejamos bem cientes de qual seria nosso papel dentro da escola, para que não haja problemas  e indagações desnecessárias e que está a disposição para que o projeto seja bem desenvolvido.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação do Grupo Escolar Najla Carone Guedert

Formação com o professor Éder Cruz

Relato da professora Margarete Batista Rodrigues do município de Laguna - SC