Avaliação Diagnóstica proposta para o Grupo Escolar Najla Carone Guedert.

Neste texto, iremos falar sobre a produção de Avaliação Diagnóstica.

  

O que é uma Avaliação Diagnóstica?

Antes de iniciarmos, é preciso entender o que é uma Avaliação Diagnóstica e qual o seu propósito. Para Santos (2020), a Avaliação Diagnóstica é:


[...] uma ferramenta que traz informações sobre o quanto os estudantes dominam determinados conhecimentos, habilidades e competências. É possível, dessa forma, mapear os pontos fortes e de dificuldade da turma e de cada aluno, em específico, o que funciona de fato como um diagnóstico.


Ou seja, usamos a Avaliação Diagnóstica para  mapear quais conhecimentos os alunos já dominavam e quais tinham dificuldade, para que futuramente conseguíssemos planejar uma Unidade Didática que estivesse de acordo com as habilidades da turma. 


No que foi baseada a Avaliação Diagnóstica para o Grupo Escolar Najla Carone Guedert?

Nossa Avaliação tem foco na interpretação de texto presentes no Campo Artístico-Literário e as questões escolhidas foram baseadas de acordo com as habilidades presentes na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) esperadas para o 2º ano do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa. As habilidades escolhidas foram:


  • EF01LP01 - Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página;

  • EF01LP02 - Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas;

  • EF15LP12 - Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz;

  • EF02LP28 - Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.


A questão geradora foi uma tirinha da Turma da Mônica:





Na primeira pergunta, nosso objetivo foi mapear se os alunos contemplariam a habilidade EF01LP01, levando em consideração que para responder essa questão com as informações contidas no texto, os alunos precisam ler os quadrinhos da esquerda para a direita e de cima para baixo.





Na segunda questão, nos baseamos na habilidade EF01LP02, cujo objetivo é propor aos alunos que escrevam o nome dos personagens apresentados em ordem alfabética.





Na terceira pergunta, usamos como proposta a habilidade EF15LP12, com o objetivo de mapear a interpretação dos alunos quanto aos aspectos não linguísticos, nesse caso em específico sobre a expressão corporal/facial dos personagens Cascão e Cebolinha.





A quarta e última questão foi baseada na habilidade EF02LP28, levando em conta que para responder a questão é necessário reconhecer as palavras e frases que caracterizariam os personagens e o ambiente.




Feedback

Segundo a professora Angelita, regente da turma, os alunos tiveram bastante dificuldades de ortografia, porque ainda estavam em fase de alfabetização. A professora leu com os alunos as questões da avaliação e cada aluno respondeu individualmente em sua própria folha. 

 

Dos 23 alunos, dois faltaram no dia, então conseguimos observar as respostas de 21 alunos:

  • Na primeira questão (EF01LP01), todos os alunos conseguiram responder corretamente;

  • Na segunda questão (EF01LP02), apenas um aluno não conseguiu colocar o nome dos personagens na ordem alfabética;

  • Na terceira questão (EF15LP12), houveram diferentes respostas. A maioria dos alunos respondeu que os personagens Cascão e Cebolinha pareciam com fome, assustados, envergonhados e com medo. Um dos alunos respondeu com “EOEM” (acreditamos que possa significar “Eu hein”, frase típica do personagem Cascão), outro com “O que aconteceu”;

  • Na última questão, a maioria dos alunos marcou a opção “BONECA”, respondendo corretamente. Cinco alunos responderam que o personagem Cascão estava conversando com o Cebolinha.


Referências:

SANTOS, Vanessa Ribeiro dos. Avaliação Diagnóstica: um importante investimento na formação dos alunos.. um importante investimento na formação dos alunos.. 2020. Disponível em: https://sae.digital/avaliacao-diagnostica/. Acesso em: 19 jan. 2022.


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 19 jan. 2022

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação do Grupo Escolar Najla Carone Guedert

Formação com o professor Éder Cruz

Relato da professora Margarete Batista Rodrigues do município de Laguna - SC