Evento de extensão — E a vida acadêmica como vai? Como será após o IFSC?

 


No mês de novembro de 2021 ocorreu o evento de extensão “E a vida acadêmica como vai? Como será após o IFSC?”, no qual tivemos encontros semanais com palestras de algumas professoras que compartilharam suas experiências na carreira acadêmica, expressaram a importância da pós-graduação que se faz necessária para o enriquecimento da bagagem do professor, como também à criação e atualização do currículo Lattes e das contribuições de publicações para a comunidade. Estes encontros foram organizados para conhecermos um pouco mais da  trajetória acadêmica num curso de graduação e sobre a importância de participarmos em projetos desenvolvidos ao longo do mesmo.



Tema: Importância do PIBID para o ingresso no mestrado e doutorado


No primeiro encontro, ocorrido no dia  3 de novembro de 2021, tivemos como palestrante a prof. Lara Pires Weissböck e como mediadora a pibidiana Luiza Gomes. A professora compartilhou sua experiência após a conclusão da graduação, na qual após algumas tentativas foi contemplada para cursar mestrado na área da Geografia, que não era sua primeira opção, mas posteriormente se tornou uma paixão. Esse mesmo mestrado lhe proporcionou estudar um período em Barcelona, na Espanha, nos relatou como a permanência na vida acadêmica abriu portas para a experiência de estudar fora do país.


Nesse sentido, orientou sobre a importância de nós graduandos criarmos e mantermos atualizado nosso currículo Lattes, para que quando uma oportunidade de concorrer algum edital relacionado a continuidade acadêmica surgir, o currículo possa nos proporcionar uma pontuação de destaque.


A professora Lara, também nos explicou que se temos a intenção de seguir a carreira acadêmica, se faz necessário que nos dediquemos nos anos da nossa graduação e aproveitemos as oportunidades que surgirem: publicar artigos, participar de eventos de extensão e de projetos como o PIBID e a Residência Pedagógica, para absorvermos o máximo que pudermos e contribuirmos para a comunidade. Somos responsáveis pelo profissional que nos tornaremos futuramente e seremos responsáveis por vários alunos que passarão por “nossas mãos” e com isso carregamos a responsabilidade de darmos nosso melhor, para sermos excelentes educadores. 


Tema: Formação Inicial



Na segunda semana do evento, dia 10 de novembro de 2021, tivemos a participação da professora Ana Paula Jung, com a mediação da pibidiana Cilene Paiva. A palestrante nos apresentou sua história de vida e sua trajetória na formação inicial como docente, na qual muitas vezes não é um caminho linear, mas cheio de altos e baixos e que tudo bem tomar um tempo para decidir qual é a melhor decisão a ser seguida. Ela comentou que começou fazendo curso técnico na área do couro e por falta de identificação, optou por trocar de curso, iniciando a Licenciatura em Educação Física. Infelizmente, precisou trancar a graduação pelo nascimento dos filhos e tentou voltar algumas vezes para concluir, mas esteve envolvida em outros projetos na área da educação, que lhe levaram a cursar Licenciatura em Pedagogia e posteriormente atuar como diretora e coordenadora numa escola para jovens surdos, capacitando-se na Língua Brasileira de Sinais para melhor atender a comunidade surda.


A professora também incentivou a aproveitar os recursos disponibilizados pela rede de ensino e orientou da importância de nos responsabilizarmos e nos comprometermos com a nossa formação.


Tema: Escrita e produção científica



No dia 17 de novembro de 2021, ocorreu mais um encontro do evento de extensão e a palestrante convidada foi  a  Professora Bruna Crescêncio Neves. 

A professora Bruna iniciou seu relato citando suas experiências acadêmicas durante sua formação no curso de graduação, relatou o quanto foi valioso ser bolsista e seus aprendizados em cada projeto na cidade de Laguna, onde residia.  Falou  sobre a responsabilidade que devemos ter quando participamos dos projetos de extensão e pesquisas desenvolvidos durante o curso e o quanto agregará em nossa formação. 

Ela apresentou slides, exemplificando diversos assuntos relacionados à escrita, como gêneros acadêmicos, plágio, categorias de argumentos utilizados em um texto  acadêmico e sugestões para escrita acadêmica.

Encerrou sua palestra relatando como foi participar de uma disciplina isolada e como concorreu com outros alunos até conseguir ser selecionada para  um projeto com a mestra e doutora Ronice Quadros, possibilitando seu primeiro contato com a língua de sinais e o despertar para esta área. Essa parceria entre as duas, acontece até hoje em vários projetos. E no ano passado, a professora foi convidada a participar do seminário de educação bilíngue de surdos em Brasília, dando sua valiosa contribuição.



Tema: Currículo Lattes



No último encontro do evento, ocorrido dia 24 de novembro de 2021, recebemos a doutoranda Mairla Pires Costa, com a mediação da pibidiana Beatriz Schüssler. A palestrante contribui relatando fatos de sua jornada acadêmica, contando que seu primeiro curso foi Recursos humanos, seguindo para Biblioteconomia e só então fez a graduação em Pedagogia. 

Mairla relatou sobre o quanto ser bolsista a incentivou e contribuiu em sua jornada acadêmica, que sua participação em cada projeto só lhe fez ter a certeza do quanto estava somando conhecimento e experiências para sua vida.

A doutoranda mostrou seu currículo Lattes e contou que já o tinha desde o Ensino Médio falando do porque devemos ter um e do quanto será valioso em nossa vida profissional. Explicou que um currículo Lattes é onde colocamos todas as nossas informações pessoais, experiências e feitos acadêmicos e interesses profissionais. Através dele podemos concorrer a uma bolsa ou a participação em um projeto.

 Orientou como devemos preenchê-lo e sugeriu que devemos mantê-lo sempre atualizado durante a graduação, porque só agregará pontos em nossa vida universitária.

 Mairla é bolsista no doutorado, assim como foi durante a graduação, mostrando como é importante participar de projetos durante nossa jornada acadêmica, como por exemplo o PIBID e a Residência Pedagógica. 


Fotos de alguns encontros do evento:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação do Grupo Escolar Najla Carone Guedert

Formação com o professor Éder Cruz

Relato da professora Margarete Batista Rodrigues do município de Laguna - SC