Formação com a professora Mônica Knöpker no dia 31 de março de 2021.

 Formação com a professora Mônica Knöpker no dia 31 de março de 2021.


Neste dia, a professora Mônica Knöpker participou do nosso encontro, falando sobre a aprendizagem inicial no processo de escrita das crianças. Mônica é Graduada em Pedagogia, Especialista em Gestão Escolar e Mestre e Doutora em Educação.

Dialogando conosco, nos apresentou que existem as competências que são atingidas pelas crianças conforme seu nível de aprendizado na escrita. A macro competência é a Competência Comunicativa que é dividida entre: competência linguística, competência metalinguística e competência textual. E a partir da competência metalinguística surge a Consciência Fonológica, a capacidade que as crianças adquirem de notarem os sons das palavras e de perceberem que as palavras têm sons diferentes.

Segundo Mônica, a partir da Consciência Fonológica, temos:


1- A Consciência Silábica, que é a habilidade de reconhecimento e manipulação das sílabas. Mônica nos apontou inúmeros exemplos de atividades para trabalharmos com a consciência silábica, nos lembrou ainda, da importância de utilizarmos imagens junto das palavras que apresentamos às crianças. Por exemplo:

2- Consciência de Rimas e Aliterações, onde as crianças iniciam a percepção de que as sílabas podem se repetir em palavras diferentes e começam a perceber as palavras e sílabas que rimam, por exemplo:



3- Consciência Fonêmica é o reconhecimento e manipulação dos fonemas: perceber as vogaisque têm sons mais “destacados”. Por exemplo:



Continuando, a professora Mônica apresentou as fases da alfabetização dividida entre os “estágios” que as crianças percorrem no aprendizado da leitura e escrita. 

As fases são: Pré-fonetização, Consciência silábica e Consciência grafofonêmica. As crianças (geralmente) percorrem os estágios: Garatuja, Pré-silábico, Silábico sem valor sonoro, Silábico com valor sonoro, Silábico alfabético, Alfabético e Ortográfico.

Por fim, a professora indicou vários exemplos de atividades para realizarmos com os alunos neste período e também nos deu várias dicas para utilizarmos na nossa atuação profissional, como:


  • Pensar em atividades que sejam “adaptáveis” a cada criança;

  • Confeccionar cartazes para que fiquem expostos na sala como um banco de palavras para as crianças (de acordo com um material ou livro lido) onde elas possam conferir e consultar as palavras aprendidas;

  • Tentarmos sempre planejar atividades interdisciplinares.



Fonte das imagens:


Freepik. Disponível em: <https://br.freepik.com/fotos-gratis/pavao-bonito-e-colorido-com-grandes-penas_22109944.htm#query=pav%C3%A3o&position=32&from_view=search>. Acesso em 29 jan. 2022.


Freepik. Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/vela-amarela-ardente-realista-isolada-chama-fogo-composicao-de-luz-na-ilustracao-escura_6870850.htm#query=vela&position=11&from_view=search>. Acesso em 29 jan. 2022










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação do Grupo Escolar Najla Carone Guedert

Formação com o professor Éder Cruz

Relato da professora Margarete Batista Rodrigues do município de Laguna - SC