Processo de construção da UD aplicada na E. B. Profª Adriana Weingartner
Neste texto, você irá conhecer como foi desenvolvida a Unidade Didática “O Reino Encantado e os elementos da narrativa”, aplicada na turma do 1º ano da Escola Básica Professora Adriana Weingartner.
Antes de tudo, é preciso entender o que é uma Unidade Didática (UD), que neste caso, trata-se de um conjunto de atividades que ocorrem em diversas etapas, realizadas cada uma em um dia diferente, mas mesmo sendo distintas, estão conectadas pelo mesmo tema.
Iniciamos reunindo os grupos das três escolas para analisarmos ideias, discutirmos sugestões e debatermos sobre tudo o que devemos levar em consideração durante o processo de construção da Unidade Didática (UD). Em seguida, criamos uma pasta no Google Drive para o nosso grupo, no qual seriam colocados todos os materiais, sendo o primeiro deles um documento que serviu para nos orientar, nele estava a explicação do que precisava ser desenvolvido em cada uma das etapas. Com base neste documento, fizemos uma reunião e definimos qual seria a proposta da nossa UD: na primeira etapa, contar em Língua Brasileira de Sinais (Libras) apenas uma parte da narrativa “As princesas e o sapo”, deixando para as crianças a tarefa de criar um final para a história; na segunda etapa, contar a história completa em Libras, para que pudessem conhecer o final da história e também trabalhar com elas os elementos da narrativa, descrevendo-os e utilizando perguntas sobre o texto; na terceira e última etapa, relembrar quais são os elementos da narrativa e solicitar, a partir daquilo que aprenderam sobre eles, a elaboração de uma narrativa coletiva.
Depois de definidas as etapas, foi a hora de dividir as tarefas e colocar a mão na massa para produzir os materiais que seriam utilizados em cada uma delas. Uma ficou responsável por criar os slides que seriam utilizados pela professora para a mediação da aula, outra pela organização das atividades que seriam impressas para as crianças responderem, outra pela escrita do plano de aula explicando detalhadamente o que seria feito em cada etapa. Além disso, cada uma ficou encarregada de uma tarefa referente aos vídeos produzidos, uma pela gravação da apresentação, outra pela gravação da história em Libras, outra pela voz, outra pela edição.
Dessa forma, conseguimos distribuir o trabalho para que cada integrante pudesse contribuir da sua maneira, resultando em uma Unidade Didática linda, colorida e muito bem estruturada, que com certeza deixará muito aprendizado por onde passar. Confira a seguir:
Comentários
Postar um comentário