Unidade Didática Grupo Escolar Terezinha Maria Espíndola Martins

A construção da proposta de uma Unidade Didática foi muito desafiadora para a equipe, tanto os professores quanto os alunos, sentiram muita dificuldade em lidar com a nova realidade frente à pandemia. No entanto, essa atividade, mesmo que construída de forma remota, foi muito bem elaborada e pensada, não só com o objetivo de proporcionar uma experiência nova com as crianças a fim de minimizar os efeitos do distanciamento social, mas também amenizar a ansiedade dos alunos de estar em campo colocando em prática todo conhecimento adquirido durante o período do curso.

    Para desenvolvermos uma UD com crianças do 1º ano do ensino fundamental da Escola Profª Terezinha Maria Espíndola Martins, houve alguns encontros a distância  com os grupos, no qual foi designado funções de acordo com interesse e habilidade de cada integrante. Como estudantes do curso de pedagogia bilíngue tínhamos o dever de apresentar um pouco da cultura surda, introduzindo  algumas noções básicas da língua de sinais (Libras) através de um vídeo enviado às crianças juntamente com o plano de aula, pois acreditamos que dessa forma é possível contribuir para a socialização e a interação de sujeitos surdos e ouvintes.  

  A ideia de realizar um plano de aula com a temática “A festa do pijama do Lucas”, surgiu da premissa de trabalharmos com um gênero textual.


    Essa iniciação do primeiro contato das crianças com uma produção textual, que para essa turma foi o gênero textual convite, contribuiu no seu processo de produção de texto, na produção de mensagens e de se estabelecer comunicação com outras pessoas. Escolhido o tema, deu-se início às atividades com a elaboração de um convite de festa de aniversário, na expectativa de levar aos alunos um material que pudesse criar um ambiente descontraído para a construção de textos com essa temática. Diante do assunto exposto, disponibilizamos aqui o passo a passo de como esse processo se deu desde a criação e a exploração da Unidade Didática.




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação do Grupo Escolar Najla Carone Guedert

Os processos de leitura e escrita com Célia Ratusniak.

Atividade avaliativa diagnóstica da Escola Terezinha Espindola Martins