Unidade Didática Najla Carone Guedert

         Você já deve ter lido aqui no site o que é uma Unidade Didática, certo? Mas não custa nada relembrar. Uma Unidade Didática nada mais é do que um conjunto de atividades que ocorrem em diversas etapas, realizadas cada uma em um dia diferente e que mesmo assim estão conectadas pelo mesmo tema.

Na Unidade Didática (UD) do Grupo Escolar Najla Carone Guedert, escolhemos o tema “Alimentação Saudável”, sugestão da professora Angelita, já que ela estava trabalhando este mesmo tema com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

Baseando-nos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para formular as atividades propostas, optamos por trabalhar com as habilidades:

  • EF15LP19 - Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor; 

  • EF01LP26 - Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço; 

  • EF01LP25 - Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço.

Os materiais foram enviados para a escola em formato de vídeo e slides, no qual a professora ficou com eles como um guia e os alunos receberam folhas de atividades impressas. A UD foi dividida em três partes, sendo cada uma dessas partes trabalhadas em uma sexta-feira diferente. 

Na primeira parte, foi apresentada a história “A Cesta da dona Maricota”, e como atividade complementar, propomos um jogo da memória com cartões que continham o desenho e nome das frutas e verduras apresentadas na história e seus respectivos sinais em Libras.

Na segunda parte, nossa proposta foi de que a professora retomasse a conversa sobre esse assunto com os alunos, questionando-os quais frutas/verduras mais gostavam, quais não gostavam e o porquê. Como atividade, a sugestão foi a confecção de uma cesta, como a da dona Maricota, onde os alunos desenhariam essas frutas e verduras que gostam, além de um jogo de caça-palavras do mesmo tema.

Na última parte, elaboramos uma atividade com o objetivo de trabalhar os adjetivos por meio dos nomes e cores das frutas e verduras. Por último, a sugestão foi de que a turminha colocasse a mão na massa. Primeiro, eles criariam, com a ajuda da professora, uma receita de salada de frutas, para depois fazerem a salada seguindo a receita e comerem na sala. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação do Grupo Escolar Najla Carone Guedert

Formação com o professor Éder Cruz

Relato da professora Margarete Batista Rodrigues do município de Laguna - SC