Apresentação do Grupo Escolar Najla Carone Guedert

 



No dia 04 de novembro de 2020 tivemos a apresentação do Grupo Escolar Najla Carone Guedert, feita pela professora Carol, que atuava como regente com a turma de 1°ano. Ela nos apresentou o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, relatando brevemente a história da fundação há mais de 50 anos. Anteriormente, era conhecida como Escola Isolada Caminho da Fazenda, passou a ser Grupo Escolar e recebeu o nome da professora Najla Carone Guedert em 1988. Está atualmente localizada na Rua Vereador Jacob Knabben da Silva s/n, no bairro Passa Vinte, no município de Palhoça, estado de Santa Catarina. 

A escola conta com quatro salas de aulas, uma sala para guardar os materiais de educação física, uma cozinha geral da escola, quatro banheiros para os alunos, uma sala de direção, uma secretaria, um refeitório coberto, uma sala de professores, um banheiro com chuveiro para uso dos alunos e funcionários e um depósito onde são guardadas as roupas e acessórios utilizados nas apresentações realizadas na escola. Ao lado esquerdo da área construída tem-se uma pequena área em torno de 75 m² onde as crianças realizam atividades físicas. 

O Grupo Escolar Najla Carone Guedert atende alunos do 1° ao 4° ano do ensino fundamental e tem por objetivo oferecer uma educação de qualidade e significativa na vida de seus alunos, possibilitando a eles competências para que adquiram e elaborem conhecimentos no campo da ciência e tecnologia, desenvolvendo as habilidades necessárias para reverem, recriarem e direcionarem esses aprendizados no universo coletivo, baseando-se nos princípios da cooperação, da solidariedade e da ética, tendo sempre como horizonte, os avanços do conhecimento à serviço da humanização da sociedade. O grupo escolar sempre que for possível, com auxílio da APP, trará apresentações de teatro para proporcionar às crianças momentos de apreciação cultural. 

Quando a família apresenta um laudo médico sobre as necessidades da criança, a instituição sempre adapta as metodologias de trabalho para ela e entra em contato com o setor de Educação Especial para averiguar a possibilidade de um segundo professor para atender o aluno. 

A teoria que a escola segue está dentro da concepção sócio-histórico-cultural. Esta corrente teórica tem em sua origem uma preocupação com a compreensão de como ocorrem as interações sociais e como as mesmas agem na formação das funções psicológicas superiores. Portanto, a partir dessa linha, percebe-se que o meio é parte importante na trajetória de conhecimento das crianças. É a interação do ser com os conteúdos socioculturais que possibilitam as condições para que os mesmos ampliem seus saberes. 

Por conta da pandemia de COVID-19, nós bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) ficamos impossibilitadas de ir presencialmente até o grupo escolar, mas, pudemos conhecer um pouco da turma, que se tornaram o 2° ano em 2021, passando a ser regidos pela Profª Angelita, através de seus relatos e das atividades que preparamos para eles. Ficamos muito felizes em poder contar com o apoio da escola, das professoras e dos alunos que estiveram conosco. Agradecemos por cada momento que compartilhamos juntos. Fica aqui registrado o nosso muito obrigado à todos que fazem parte deste projeto tão lindo.





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