Debate sobre as novas regras da BNCC: Formação e retrocessos políticos educacionais.


Professores convidados:


Prof. Dr. Fernando Penna (UFF) http://lattes.cnpq.br/9967596498287478


Prof. Dra. Luciana Freitas (UFF) http://lattes.cnpq.br/3469415644515412



Evento promovido pelo Fórum das Licenciaturas do IFSC em parceria com DIREN/PROEN.


O encontro  promoveu debates e reflexões importantes acerca da nova reforma da BNCC do ensino médio e da BNC formação de professores, no qual, nos possibilitou uma ampla reflexão crítica sobre as políticas públicas e seus desdobramentos, com pauta na resolução 2/2019 da base comum de formação de professores e suas implicações no curso de licenciatura. 

Na primeira etapa do debate, houve uma discussão muito pertinente sobre as influências dos movimentos de grupos de empresários que controlam políticas públicas com base em “esforços coletivos de maneiras de gestão”, no qual podemos entender como “reformadores empresariais da Educação” assim mencionados pelos professores Fernando Penna e Luciana Freitas, no qual afirmam que quem está por trás dessa reforma são as grandes fundações privadas mantidas pelo capital internacional.  Dessa maneira, fica evidente o descaso e despreparo desses gestores com a prática social e com a realidade das escolas públicas, pois como foi mencionado, essa mudança foi baseada em modelos educacionais europeus, bem longe da realidade educacional brasileira. Os palestrantes questionam e problematizam essa reforma do ensino médio, pois a mesma começa pela padronização da Educação por meio da BNCC e eles lançam a pergunta se essa reforma irá garantir a permanência estudantil e a valorização docente nas escolas.

 

Depois de todo esse questionamento nos foi apresentado como ocorrerá essa reforma através de uma base nacional comum curricular. A BNCC definirá:  


Direitos e objetivos de aprendizagem do E.M;


-   Quais são os componentes  curriculares  que serão  obrigatórios;

-  Tornar obrigatória os processos nacionais de avaliação, inclusive para o processo 

    seletivo de egresso no ensino superior;

-  Estabelecer  padrões de desempenho esperados para o E.M.;


Referência obrigatória para o currículo dos cursos de  formação de professores. 


Também foi discutida a BNC formação de professores, pois de acordo com a professora Luciana, não basta apenas controlar o currículo nacional da educação básica, também é necessário que o governo controle a formação dos professores, dessa maneira, percebe-se a relação entre BNCC  e BNC formação. Essas políticas são chamadas de peças da reforma empresarial da educação  (Freitas,2018), mas também é conhecida como “Movimento da Reforma Educacional” (Salhberg,2018). Desse modo, são apontadas e problematizadas  algumas implicações das novas diretrizes curriculares:


  • Desrespeito à autonomia Universitária e a liberdade de Cátedra( cadeira de quem ensina)

  • Desconsideração dos saberes e das pesquisas brasileiras sobre formação -docente

  • Investimento na pedagogia de resultados e fragilidade da formação docente

  • Quantitativo insuficiente de docentes na IES públicas para as novas imposições curriculares

  •  Possibilidade de evasão em massa nas licenciaturas.


No entanto foram apresentadas propostas para reagir à BNC formação como :


  • Articulação interna nas IES, com indicação às instâncias superiores sobre a oposição dos cursos à BNC-formação. 

  • Articulação externa com outras IES e com as associações acadêmicas de educação, de ensino e das áreas específicas dos cursos de licenciatura.   


A professora Dra. Luciana Freitas propõe que precisamos nos posicionar e nos manifestar, embora saibamos que essas propostas não serão fáceis de serem ouvidas por conta do governo atual que estamos vivendo, porém ela aposta suas esperanças para 2023, e que, essas propostas ecoem nas esferas governamentais federais. 


PARA REFLETIR


Após assistir o vídeo e ler a síntese do debate, pergunto pra vocês:


Vocês acham que a nova reforma do ensino médio irá tornar o aluno protagonista do seu saber? ele realmente terá a chance de fazer as disciplinas que mais tem afinidade?




Referência:

A BNC-Formação: retrocessos nas políticas educacionais. Transmitido em 01 de dez.  2021 <https://www.youtube.com/watch?v=Ym_8VMTrm9c> 









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