Formação com o professor Éder Cruz
No dia 10 de junho tivemos uma oficina virtual de formação com o professor Eder Barbosa, pesquisador da área de linguística da UFPA. Ele antes já tinha vindo ao nosso campus também de forma virtual para a Semana Acadêmica de Pedagogia Bilíngue de 2020, para conversar conosco sobre o Currículo de Português como 2ª língua para Crianças Surdas. Dessa vez a oficina teve como tema a Elaboração de Material Didático para o Ensino-Aprendizagem do Português para Crianças Surdas.
O professor começou lembrando de como a aprendizagem de uma língua é feita principalmente a partir do contato com ela em meios sociais, entendendo o uso no dia a dia, não por meio de repetições maçantes e muitas vezes sem um objetivo. Isso porque, em suas pesquisas, os surdos procuravam aprender o português para atividades usuais, como mexer e postar nas redes sociais, saber que transporte pegar de um lugar ao outro e etc.
Essas atividades parecem básicas para uma pessoa ouvinte, mas para uma pessoa surda que se desenvolve em um ambiente majoritariamente oral e ouvintista, a situação é bem diferente, pois acessa o mundo de forma limitada.
O professor também lembrou que a surdez não implica em déficit cognitivo, que o principal ponto é realmente a falta desse conhecimento de mundo.
Para a confecção desse material didático, é preciso entender como os surdos aprendem uma língua vocal. Assim se pergunta : “Qual é o estilo cognitivo do surdo? Quais são os seus conhecimentos anteriores sobre o assunto?”. Trazendo o conhecimento para perto desse sujeito, procurando lugares em comum, assim, desenvolvendo essa nova língua. É importante ressaltar também que a aprendizagem de uma nova língua depende diretamente do conhecimento de sua língua materna, portanto esse educador precisa fazer o diagnóstico de como está a aquisição da língua de sinais desse sujeito surdo (partindo do pressuposto que a língua de sinais é a língua materna da pessoa surda).
O olhar desse educador precisa estar sensível a quem é esse sujeito que está a sua frente, para então desenvolver os materiais necessários para aprimorar o conhecimento e a aquisição da Língua Portuguesa, lembrando que não há uma fórmula única para se seguir. É necessário que esse educador se nutra de experiências e de informações sobre a aquisição da língua, para ter um leque rico de diferentes materiais para usar na sala de aula.
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