Formação com o professor Éder Cruz

 

        No dia 10 de junho tivemos uma oficina virtual de formação com o professor Eder Barbosa, pesquisador da área de linguística da UFPA. Ele antes já tinha vindo ao nosso campus também de forma virtual para a Semana Acadêmica de Pedagogia Bilíngue de 2020, para conversar conosco sobre o Currículo de Português como 2ª língua para Crianças Surdas. Dessa vez a oficina teve como tema a Elaboração de Material Didático para o Ensino-Aprendizagem do Português para Crianças Surdas. 

O professor começou lembrando de como a aprendizagem de uma língua é feita principalmente a partir do contato com ela em meios sociais, entendendo o uso no dia a dia, não por meio de repetições maçantes e muitas vezes sem um objetivo. Isso porque, em suas pesquisas, os surdos procuravam aprender o português para atividades usuais, como mexer e postar nas redes sociais, saber que transporte pegar de um lugar ao outro e etc. 

Essas atividades parecem básicas para uma pessoa ouvinte, mas para uma pessoa surda que se desenvolve em um ambiente majoritariamente oral e ouvintista, a situação é bem diferente, pois acessa o mundo de forma limitada.

O professor também lembrou que a surdez não implica em déficit cognitivo, que o principal ponto é realmente a falta desse conhecimento de mundo.  

Para a confecção desse material didático, é preciso entender como os surdos aprendem uma língua vocal. Assim se pergunta : “Qual é o estilo cognitivo do surdo? Quais são os seus conhecimentos anteriores sobre o assunto?”. Trazendo o conhecimento para perto desse sujeito, procurando lugares em comum, assim, desenvolvendo essa nova língua. É importante ressaltar também que a aprendizagem de uma nova língua depende diretamente do conhecimento de sua língua materna, portanto esse educador precisa fazer o diagnóstico de como está a aquisição da língua de sinais desse sujeito surdo (partindo do pressuposto que a língua de sinais é a língua materna da pessoa surda). 

O olhar desse educador precisa estar sensível a quem é esse sujeito que está a sua frente, para então desenvolver os materiais necessários para aprimorar o conhecimento e a aquisição da Língua Portuguesa, lembrando que não há uma fórmula única para se seguir. É necessário que esse educador se nutra de experiências e de informações sobre a aquisição da língua, para ter um leque rico de diferentes materiais para usar na sala de aula.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação do Grupo Escolar Najla Carone Guedert

Relato da professora Margarete Batista Rodrigues do município de Laguna - SC